3 Fatores de risco para a saúde no trabalho: ar, luz, ruído

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3 Fatores de risco para a saúde no trabalho: ar, luz, ruído

Quantas horas do seu tempo de trabalho você passa em salas fechadas? Semelhante à maioria dos funcionários, provavelmente será uma grande parte das horas de trabalho. Ar viciado na sala de reuniões, o armazém sem janelas e um nível de ruído constante nas instalações de produção.

O clima interno, a iluminação e a acústica têm um impacto significativo na produtividade e podem até ser prejudiciais à saúde. Por isso, as condições ambientais como parte da ergonomia no local de trabalho são uma questão fundamental para o funcionamento da proteção da saúde em sua empresa.

E é aqui que os empregadores e gerentes entram em jogo: um projeto de local de trabalho saudável não é apenas aconselhável para o seu próprio interesse e para o bem-estar de seus funcionários - o Instituto Segurança e Saúde Ocupacional especifica as regras técnicas para locais de trabalho.

Neste artigo, resumimos os requisitos mais importantes para o local de trabalho no que diz respeito aos fatores ar, luz e ruído para você.

 

1. O clima interno

À primeira vista, o “ar ruim” dificilmente parece ser algo que possa prejudicar a segurança do trabalho em sua empresa. Se o ar que respiramos em um local de trabalho é ou não considerado oficialmente "benéfico para a saúde" depende de uma série de fatores importantes com valores-limite pré-determinados :

TEMPERATURA

Se a temperatura estiver muito alta ou muito baixa, a concentração e o desempenho diminuem significativamente. A temperatura ambiente ideal é de 20 a 25 ° C para atividades leves e médias.

UMIDADE

Umidade muito alta promove o crescimento de fungos, o que pode levar a problemas de saúde. A umidade muito baixa garante membranas mucosas secas e resulta em uma sobrecarga nas vias aéreas e uma maior suscetibilidade a patógenos. De acordo com os especialistas, os valores limite permitidos para a umidade relativa dependem da temperatura ambiente e devem estar entre 55% e 70% .

DINÂMICA DO AR

A dinâmica do ar, ou seja, o movimento do ar na área de trabalho, deve estar entre 0,1 e 0,15 m / s . Se o valor for muito alto, pode estar presentes bactérias nocivas. Se o ar não for movimentado o suficiente, a sala parecerá abafada e a respiração ficará mais difícil.

OUTROS FATORES

Ao avaliar a qualidade do ar , fatores como poeira, poluição por nicotina, concentração de CO₂ e poluentes também desempenham um papel. Além disso, deve-se prestar atenção à radiação de calor que pode surgir de dispositivos no verão.

REVISÃO OBJETIVA DO CLIMA DA SALA

A percepção de frio e calor por funcionários pode ser muito subjetiva : o que parecem correntes de ar frio para uma pessoa é uma brisa refrescante para outra.

A solução para um melhor clima interno: purificadores de ar, umidificadores e ventiladores.

 

2. A iluminação

A influência da luz em nosso biorritmo não pode ser negada: condições de iluminação permanentemente escuras podem levar ao cansaço, menor desempenho e menor motivação, enquanto mais brilho nos torna mais ativos. Você provavelmente está familiarizado com esse fenômeno desde a infância.

A iluminação em seu local de trabalho pode ter consequências negativas ou positivas semelhantes para sua produtividade . Portanto, há algumas coisas a serem consideradas para as condições de iluminação certas no local de trabalho:

LUZ DO DIA

De acordo com as normas vigentes, os locais de trabalho devem " receber o máximo de luz natural ", sendo preferível a iluminação com luz do dia à iluminação exclusivamente artificial. Além disso, a " instalação de locais de trabalho próximos da janela é preferível ". O quociente de luz do dia deve ser superior a 2% .

ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL

Uma luz muito brilhante, luz direta, reflexos ou cintilação permanente podem prejudicar a concentração e até causar acidentes . Para garantir a segurança e proteção da saúde na empresa, você deve levar em consideração a incidência de luz ao avaliar o risco .

 

3. A acústica

Ruídos perturbadores ou um nível de ruído contínuo no local de trabalho podem reduzir a capacidade de concentração e reação , aumentar a disposição para assumir riscos e cometer erros e, assim, reduzir a segurança das atividades manuais. Por último, mas não menos importante, o ruído persistente leva ao estresse e pode ter consequências prejudiciais a longo prazo para a saúde (por exemplo, deficiência auditiva).

VALORES MÁXIMOS PRESCRITOS PARA POLUIÇÃO SONORA EM DECIBÉIS

De acordo com as normas técnicas para locais de trabalho, as atividades que requerem alta concentração não devem exceder 55 dB (A) . Para projetos que envolvem principalmente trabalho de rotina , 70 dB (A) não deve ser excedido.

Em áreas onde o ruído alto não pode ser evitado (por exemplo, produção ou armazém), você deve neutralizar a exposição no âmbito da saúde e segurança ocupacional com proteção adequada contra ruído .

PARA UMA AVALIAÇÃO APROXIMADA

Sussurro é cerca de 30 dB (A) alto, ruídos de chuva ou geladeira são 50 dB (A), gritos ou um cortador de grama são 70 dB (A) e uma motosserra ou música disco tem 110 dB (A).

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE RUÍDO

Mesmo o volume forte ou fraco é percebido de forma diferente por pessoas diferentes. Por este motivo, uma inspeção do local de trabalho relacionada ao ruído ajuda a avaliar o nível de ruído no local de trabalho e a determinar as causas da poluição sonora. Pelo menos duas pessoas devem avaliar independentemente o ruído de fundo e ruído perturbador durante as operações normais.










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