Laudo de aterramento de elevadores

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Laudo técnico de elevador de carga



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Laudo de aterramento de elevadores
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Laudo de aterramento de elevadores  

Os elevadores utilizados para o transporte de mercadorias e pessoas são os veículos mais utilizados no quotidiano e apresentam um elevado risco de perigo. Portanto, pelo Ministério da Indústria e Comércio, foi emitido o Regulamento sobre a manutenção e operação de elevadores. Uma das preocupações desse regulamento é a correta emissão de um laudo de aterramento de elevadores em todos os equipamentos que se encontram em uso.

Os elevadores colocados em serviço devem operar sem colocar em risco a propriedade ou a segurança das pessoas. A emissão de um laudo define todas as regras de operação, manutenção, inspeções periódicas, condições de garantia e serviço pós-venda de elevadores. Resumindo, os elevadores devem ser inspecionados para a emissão de um laudo de aterramento de elevadores válido, que certifica o seu bom uso.

Muitos edifícios de apartamentos antigos têm uma instalação elétrica que não é mais adequada. Na maioria desses edifícios, o próprio solo está ausente da instalação. A segurança é essencial. Nesses casos, é essencial que seja solicitado um laudo de aterramento de elevadores para a segurança de todos que se utilizam desse meio de transporte.

Aterramento de edifícios existentes: um ponto essencial para a segurança das pessoas

A presença de uma ligação à terra é um dos pontos essenciais para tornar segura a instalação elétrica. Esta é uma condição necessária para que as correntes de falha escapem e para que os usuários do equipamento fiquem fora de perigo. Um aterramento funcional é um dos principais pontos de analise durante a vistoria para a emissão de um laudo de aterramento de elevadores.

A segurança pessoal contra choque elétrico baseia-se na combinação de proteção primária contra contato direto e proteção adicional contra contato indireto em caso de falha.

Esta proteção adicional é assegurada pela associação de uma instalação de aterramento e proteção por desligamento automático da alimentação. Esta é a função da proteção diferencial, principalmente no caso de instalação elétrica alimentada pela rede pública de distribuição de baixa tensão.

Outra regulamentação legal é o Regulamento das Condições de Saúde e Segurança no Uso de Equipamentos de Trabalho, emitido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social de acordo com o disposto na Lei de Segurança e Saúde Ocupacional.

Este regulamento determina os equipamentos de trabalho no local de trabalho, incluindo o uso de elevadores, durante a sua utilização, saúde e segurança em termos de requisitos mínimos. De acordo com este regulamento, os elevadores que transportam pessoas e mercadorias devem ser inspecionados pelo menos uma vez por ano, salvo especificação em contrário das normas aplicáveis. A presença de um laudo de aterramento de elevador certifica que o elevador está em condições de ser utilizado.

Essas inspeções devem ser realizadas por Engenheiro inscrito no CREA.  Além disso, como os elevadores estão equipados com sistema de controle eletrônico, os autorizados na área de energia elétrica devem estar envolvidos nos trabalhos de fiscalização e controle. Nem a inspeção, nem o laudo de aterramento de elevadores e nem os relatórios emitidos por pessoas não autorizadas são válidos.

Dispositivos de aterramento, em casa e no local de trabalho, em caso de vazamento elétrico, de forma a não colocar em risco a vida humana, partes não tensionadas conectadas a terra com um condutor. Para garantir o correto funcionamento de um condutor, é preciso seguir as diretrizes descritas no final do laudo de aterramento de elevadores.

A necessidade de realizar um aterramento correto acontece pelos seguintes motivos:

  • Ligação à terra para proteção: pode ser instalada uma ligação à terra para proteger as pessoas das tensões que podem ser sofridas pelas peças metálicas dos veículos elétricos.
  • Aterramento para operação: O circuito de operação pode ser aterrado para operação adequada.
  • Aterramento funcional: uma instalação de comunicação ou um elemento de controle pode ser aterrado para cumprir a função esperada. Por exemplo, proteção contra os efeitos de raios, como aterramento do sistema ferroviário.

Com relação ao aterramento, existem muitos regulamentos legais no Regulamento sobre Aterramento de Instalações Elétricas, Regulamento sobre Instalações Elétricas de Corrente Pesada, Regulamento sobre Instalações Elétricas Internas, etc.

Após a vistoria por um engenheiro elétrico inscrito no CRE, é emitido um laudo com os resultados. Este laudo de fundamentação é necessário para o certificado de qualificação de local de serviço do TSE ou auditorias do Ministério do Trabalho e Previdência Social, municípios e outros fins especiais no âmbito do Regulamento de Saúde e Segurança no trabalho.

De acordo com o regulamento sobre saúde e segurança na utilização de equipamentos de trabalho, emitido pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social com base na Lei de Saúde e Segurança no Trabalho, a emissão de um laudo de aterramento de elevadores   de fundamento deve ser realizada pelo menos uma vez a cada dois anos, se nenhum outro período for estipulado nas normas aplicáveis.

Os elevadores de cabo de aço são os elevadores mais usados e, em vez de serem empurrados por baixo, são puxados para cima e para baixo usando cabos de aço. Os cabos de aço são conectados à cabina do elevador por um sistema de polias e, quando estas giram, os cabos também se movem.

A polia do elevador está conectada a um motor elétrico e, dependendo da rotação para frente ou para trás do motor, os cabos de aço puxam ou abaixam o carro. O molinete, o motor elétrico e o sistema que os controla estão localizados no corpo do elevador. Dada toda essa estrutura metálica, é fácil reconhecer a importância de um laudo de aterramento de elevadores.

O peso do lado de fora da cabine do elevador e da cabine do elevador se move nos trilhos nas laterais ao longo do caminho de deslocamento do elevador. Esses trilhos evitam que o peso e o carro balance para a frente e para trás. Ao mesmo tempo, esses trilhos cooperam com os sistemas de segurança para parar a cabine em caso de emergência.

Os elevadores não são mecanismos perigosos se a manutenção for realizada de forma correta e regular, mas a regulamentação sobre a manutenção e operação de elevadores foi adotada para que os elevadores não ponham em risco a segurança de pessoas e bens em determinadas condições.

Este regulamento abrange a operação, manutenção, verificações periódicas, condições de garantia e as regras a serem observadas para os serviços pós-venda.

Além disso, qualquer inconveniente relatado pela equipe de inspeção ou constatado pela equipe de inspeção, ou em caso de dúvida quanto à adequação dos elevadores a serem examinados ou se os elevadores não estiverem em conformidade com a especificação especificada, ou no caso de desenvolvimento involuntário, o exame deve ser concluído imediatamente. Essa observância no seu funcionamento não invalida a emissão de um laudo de aterramento de elevadores sempre que haver necessidade.




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