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Segurança no local de trabalho: seus direitos e responsabilidades

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Segurança no local de trabalho: seus direitos e responsabilidades - Brotas




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Segurança no local de trabalho: seus direitos e responsabilidades
Brotas

Segurança no trabalho: qual a importância de manter o local de trabalho sempre seguro?

A segurança no trabalho é regulamentada pela Lei de Segurança e Saúde Ocupacional, também conhecida como a lei sobre a implementação de medidas de segurança no trabalho para melhorar a segurança e a proteção da saúde dos funcionários no trabalho.

O objetivo desta lei é estabelecer normas de aplicação geral e vinculativas para a segurança ocupacional e, portanto, também a segurança no trabalho.

Os regulamentos são obrigatórios a todos os tipos de profissionais, entre eles:

  • Empregados com vínculo empregatício sujeitos a contribuições para a previdência social e empregados que atuam em empregos de períodos por turno
  • Trainees, estagiários e os voluntários social
  • Funcionários públicos, juízes e soldados

Para garantir que os grupos de pessoas acima mencionados sejam protegidos da melhor forma possível no local de trabalho, o legislativo fornece diretrizes, como a preparação de uma avaliação de risco.

Além disso, existem outros aspectos relevantes para a segurança no trabalho. Por exemplo, as disposições da Lei de Segurança e Saúde Ocupacional também estipulam que o trabalho deve ser humano , ou seja, não análogo a escravidão, para que o funcionário não seja prejudicado.

Isso significa que o trabalho deve ser suportável a longo prazo, seja razoável, contribua para o desenvolvimento da personalidade do funcionário, ou seja, não sobrecarregando o funcionário.

Segurança no trabalho: é o que o empregador deve garantir

A Lei de Segurança e Saúde Ocupacional define certos requisitos que o empregador deve cumprir. Em primeiro lugar, isso inclui a avaliação de risco. Trata sobre o empregador identificar possíveis perigos no local de trabalho de seus funcionários e protegê-los da melhor forma possível na próxima etapa.

Mas isso não é tudo. O empregador deve verificar regularmente se as medidas são sensatas e eficazes e, acima de tudo, se os trabalhadores as cumprem.

Os funcionários são, portanto, também obrigados a garantir sua segurança no trabalho.

Além disso, o empregador deve garantir que os primeiros socorros sejam garantidos na empresa. Como regra, ele fará isso por meio de socorristas especialmente treinados.

Segurança ocupacional e obrigações do funcionário

O colaborador também tem obrigações com relação à segurança do trabalho. O empregador pode emitir tantos regulamentos de prevenção de acidentes quanto possível e equipar os locais de trabalho da melhor forma possível. Se o funcionário não se comportar de maneira razoável, nada disso terá muita utilidade.

A importância da cooperação do funcionário para a segurança no local de trabalho é demonstrada pelo fato de que existem vários parágrafos na Lei de Segurança e Saúde Ocupacional que definem exatamente os deveres do empregado.

Para os funcionários, segue-se que eles devem cumprir os requisitos de segurança ocupacional - e não apenas de autoproteção. É concebível que outras pessoas possam ser prejudicadas pelo não cumprimento dos regulamentos. Um exemplo: durante o trabalho de esgoto, a área está inadequadamente protegida e mal sinalizada.

Ao fazê-lo, o trabalhador não só se coloca em perigo, mas também os colegas e, sobretudo, os transeuntes que podem nem saber que o trabalho está a ser executado e, por isso, não prestam atenção especial. Resultado: várias pessoas podem ferir-se e fazer reivindicações contra o empregador. No entanto, em caso de negligência grave por parte de seus funcionários, ele não pode ser considerado o único responsável. Pelo contrário, em tal caso, o funcionário é, pelo menos parcialmente, o culpado.

A propósito, os deveres dos funcionários não se relacionam apenas à execução do trabalho propriamente dito. Além disso, máquinas, ferramentas e agentes devem ser usados ​​para que não haja perigo.

Isso também significa que os funcionários devem usar suas roupas de proteção, caso tenham sido disponibilizadas a eles pelo empregador e se a avaliação de risco também mostrar que devem ser usadas roupas de proteção adequadas.

Esses regulamentos são, obviamente, também do interesse dos funcionários. Afinal, são eles que sofrem quando sofrem um acidente de trabalho - infelizmente no sentido mais verdadeiro da palavra.

E por outro motivo, os funcionários devem cumprir os regulamentos de segurança no trabalho: O não cumprimento dos regulamentos de segurança ocupacional pode ser visto como uma violação das leis aplicáveis ​​e é um motivo para um aviso. Violações repetidas podem até levar à rescisão.

Segurança no Trabalho: A Avaliação de Risco

Mas voltando à avaliação de risco, porque é um pré-requisito importante para a segurança no local de trabalho. Somente com uma avaliação de risco bem realizada é que os funcionários sabem como se comportar no local de trabalho e se e quais roupas de segurança devem usar.

O empregador tem o dever de instruir todos os empregados com base na avaliação de risco sobre os perigos no local de trabalho. A instrução não deve ser custeada pelo funcionário, mas deve ser realizada durante o horário de trabalho.

Além disso, o funcionário deve ser instruído novamente sempre que mudar de emprego e informado sobre os perigos do novo emprego.

A instrução é realizada usando uma chamada folha de instruções. Esta folha serve, por um lado, para documentar que a instrução ocorreu, mas também contém informações importantes que devem ser observadas durante a instrução. Os pontos mais importantes em relação à segurança no trabalho são registrados neste formulário.

Além disso, a ficha pode conter o chamado plano de instrução, no qual são anotadas as próximas datas de instrução sobre segurança no trabalho.

Com a sua assinatura na folha de instruções, o colaborador confirma que participou da medida, compreende o regulamento e as regras de conduta e reconhece o seu dever de seguir o regulamento.

Os funcionários devem, portanto, seguir as instruções com especial atenção e, se necessário, anotar os pontos mais importantes. Com a sua assinatura, você assume um compromisso com a segurança no trabalho , que deve ser observado em todas as circunstâncias.

Outras pessoas responsáveis ​​pela segurança ocupacional

A CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - apóia as empresas com suporte sobre segurança no local de trabalho. Isso também significa que a CIPA treina pessoas que podem apoiar empresas. Essas pessoas incluem:

O médico da empresa

O número de horas que um médico do trabalho deve exercer na empresa é regulado no regulamento da associação de seguros de responsabilidade civil dos empregadores.

O médico do trabalho garante a realização de exames médicos preventivos aos trabalhadores e está à disposição do empregador como ponto de contacto para questões relacionadas com a proteção da saúde.

O especialista em segurança ocupacional

Dependendo do porte da empresa, o empregador deve nomear especialistas especialmente treinados para a segurança do trabalho em sua empresa. Os regulamentos exatos sobre o escopo e a atividade podem ser encontrados nos regulamentos de segurança.

O especialista em segurança do trabalho deve realizar um determinado treinamento, que é realizado pela CIPA. Esta pessoa então cuida das medidas de saúde e segurança em conjunto com o empregador.

 

O oficial de segurança

Essas pessoas se voluntariam para cuidar da segurança no local de trabalho. Mas isso também significa que essas pessoas têm apenas um papel consultivo.

Principalmente, eles se certificam de que os equipamentos de proteção e dispositivos de segurança estão disponíveis e indicam violações de saúde e segurança ocupacional.

Segurança no trabalho e associação profissional

O empregador não tem apenas que cuidar da segurança ocupacional para proteger seus empregados dos perigos no local de trabalho. Se o empregador não cumprir o dever de diligência definido na lei, também pode ter problemas com a associação seguradora de responsabilidade civil.

Se o funcionário sofrer acidente de trabalho e ficar ausente por mais de três dias, a associação comercial deve ser informada. Se o empregador não cumprir seu dever de segurança no trabalho, ele enfrentará graves consequências.










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